quarta-feira, 2 de julho de 2008

A ética e a conduta do profissional de informática





Atualmente, existe uma briga entre os Conselhos Regionais e a Sociedade Brasileira de Computação(SBC), no intuito de gerir a conduta de todo profissional de Informática no país. Por ser uma profissão recente, esse profissional começou a aparecer em todos os setores da sociedade, e, devido a uma falta de regulamentação, muitas pessoas passaram a exercer essa atividade, mesmo não estando devidamente qualificadas, fazendo com que aparecessem profissionais de todos os tipos e para todos os preços.
Essa situação, em grande parte, é culpa da cultura organizacional que, ainda hoje, existe em muitas empresas que arriscam contratar pessoal de informática, focando apenas o preço, em detrimento da formação profissional e da capacitação técnica.
Diferente de profissões como médicos e engenheiros, que estão condicionados respectivamente ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e ao Conselho Regional de Medicina , que podem vir até a cassar o registro desses profissionais, a depender da sua conduta ética e moral. O profissional de Informática não precisa estar associado a nenhum órgão e pode chegar a exercer a profissão por vários caminhos, não precisando ter adquirido, sequer, a graduação específica. Uma primeira conclusão que se pode tirar do panorama da classe dos profissionais de computação no Brasil é que não há nenhum código de ética associado às poucas sociedades representativas, por isso existe a necessidade que o mesmo seja desenvolvido urgentemente, trazendo uma maior valorização deste profissional.
A existência de um código de ética, não significa que a ética seja respeitada. Significa que existe uma preocupação e uma valorização do reconhecimento teórico da necessidade da ética.(...)
Em oposição ao que ocorre no Brasil, nos Estados Unidos, existe um código de ética e conduta profissional para os profissionais de Informática, elaborado pela Association for Computing Machinery (ACM). Os princípios fundamentais desse código são :
- Propriedade Intelectual “Dar crédito apropriado à propriedade intelectual... Especificamente, uma pessoa não pode obter crédito pelas idéias ou trabalho de outros...”. Esse argumento ético estende o principio dos direitos de propriedade, no que diz respeito a Direitos Autorais, Patentes, Segredos de Negócio.
- Privacidade“verificar que sistemas sejam projetados e implementados para proteger a privacidade pessoal e aumentar a dignidade pessoal”. O profissional tem a obrigação de procurar sempre proteger a privacidade dos usuários do sistema, sempre alertando para os riscos do que pode vir a ocorrer.
- Justiça e DiscriminaçãoUm membro da ACM deve ser “justo e agir de forma a não discriminar”. O profissional nunca deve aceitar construir um sistema que vá privilegiar pessoas devido à cor ou sexo, ou que discrimine de qualquer outra forma.
- Acesso não autorizado“ter acesso a recursos de comunicação apenas quando autorizados a fazer isso”. O profissional não deve tirar proveito do seu conhecimento, para ter acesso a informações que não lhe são permitido.
A principal finalidade desse código é disciplinar a ação dos profissionais da Informática, o que não impede que suas regras sejam quebradas.
O código da ACM é uma arma poderosa na luta contra a má utilização da Informática por parte dos profissionais de Computação, mas não é seguido por todos e muitos continuam a utilizar a Informática de forma imprópria. É necessário estabelecer sanções e aplicá-las efetivamente. Dessa forma, esse código de ética será mais respeitado, visto que a não concordância com os termos do mesmo implicará em crime, sujeito às penas previstas na lei.

Original

Nenhum comentário: