quarta-feira, 2 de julho de 2008

A privacidade no YouTube é uma aberração?

Como todos vocês devem saber, o site do YouTube, ou como o proprio youtube se autodenomina “o melhor site de entretenimento da rede!”. Foi recentemente adquirido pelo gigantesco grupo google. Desde então, todos os web sites e serviços que pertencem e são aperados pelo google utilizam-se desta mesma política.

Ao visitar qualquer uma das páginas do google você não é 100% anônimo. Segundo a política de privacidade do google, considera-se informação pessoal a informação que você fornece ao site e o identifica pessoalmente, como nome, email ou dados de operação bancária. Quando você abre uma conta pessoal ou comercial no google ou participa de uma de suas promoções você preenche um formulário de cadastramento que autoriza o cruzamento das informações do formulário que você preencher com a informação de outros serviços do google ou até mesmo de terceiros, mas nem sempre você tem a oportunidade de não permitir o cruzamento.

Alguns dos serviços oferecidos do google exigem a instalação de um cooki, um arquivo armazenado em seu computador que reconhece as informações do seu navegador, preferências de internet e também outras informações. O cookie pode ser deletado pelo usuário, mas o registro dos servidores do google não. Tailor deu um exemplo num dos Posts abaixo, das informações geradas pelos servidores do google, mas esta informação não é tão insignificante assim. Quando você clica em cima de um link que aparece no google, esta informação é registrada diretamente nos sites do google e não pode ser deletada pelo usuário.

Mesmo que a informação enviado tenha a finalidade de determinar a satisfação dos usuários, que sirva para corrigir defeitos do serviço, sendo informação sensível, assim entendida como a que estão relacionadas a informações médicas confidenciais, de origem social ou étnica, crenças religiosas ou políticas ou a sexualidade, esta informação é pessoal, viola a privacidade que temos direitos. DIGA NÃO À INFORMAÇÃO-NÃO-PESSOAL AGREGADA.

Nenhum comentário: