quarta-feira, 2 de julho de 2008

A ética e a moral no google


A ética é considerada todo um pilar da sociedade. Os dias atuais são diferentes dos de antigamente, a internet veio e faz parte da sociedade atual.

A ética se diferencia da moral pois enquanto esta esta ligado a relação dos comportamentos partindo da nossa individualidade, aquela trata da relação do comportamento humano, seja qual for, analisado todo em função da relação com a sociedade. Nos dias atuais, temos enquanto sociedade tido problemas com a perda de refer~encias pos esta cada vez mais difícil entender o que esta certo e o que esta errado. Hacker’s, pirataria e violação de direitos autorais são alguns dos problemas que desafiam a sociedade moderna em que todos usam um computador.

Existe uma relação lógica entre os problemas citados anteriormente e a ética enquanto base da sociedade. A rede internet originalmente construída com propósitos militares foi transformada em uma gigantesca rede comunicacional; virtual e presente em todo o mundo. Pessoas trocam informações, se conhecem, namoram, mas a rede é também usada por quadrilhas que vendem pornografia infantil, ou para aprender como se faz uma bomba de fabricação casira ou propiciar a organização e manutenção de facções criminosas ou grupos terroristas em escala mundial.

A regulamentação das condutas da internet é uma questão polêmica. Não é possível proibir e regulamentar e muito menos fiscalizar toda uma rede de bilhões de pessoas. Organismos institucionais e ONG’s tomam a dianteira da regulamentação enquanto sítios de empresas como o google e o yahoo investem em meios de controle baseados na colaboração dos usuários para que denunciem material inadequado, ofensas sem direito de resposta ou violação de direitos autorais. Fiscalizar o material um a um é tecnicamente inviável.

Contudo a internet continua fascinante. Seu fenômeno enquanto mídia de comunicação parece ser imbatível, tanto é que os governos, empresas e até mesmo bibliotecas são obrigados a reformar suas políticas institucionais para se adaptar ao novo modelo. No entanto é preciso estar atento a tudo o que lá se pratica afim de não se criar um local onde se pode fazer de tudo. A ética continua sendo a melhor base para isto.

Nenhum comentário: