quarta-feira, 2 de julho de 2008



Segundo o Prof. Murilo Cunha do Departamento de Ciência da Informação da UNB, "os direitos autorais sobre filmes são identicos aos outros tipos de documentos.". Então mesmo se você não tiver fins lucrativos é necessário a solicitação de autorização do detentor do direito autoral.

Para os que gostam, já experimentaram produzir um vídeo, filme ou videoclip, já experimentaram postar um vídeo e agora estão preocupados de ver seu vídeo sinalizado como inadequado ou retirado da rede, ou, simplesmente não querem abdicar da possibilidade de fazer o download baixando um monte de coisa para depois de assistir, ou, simplesmente deseja assistir a vídeos e filmes da internet sendo favorável ou não ao Creative Commons, sem se preocupar em infringir o direito autoral, preparamos algumas dicas úteis:

+ A própria google esta disponibilizando uma forma criativa de "legalizar a sua produção". Chama-se AudioSwap e esta aí no TestTube.
+ O blog da agendaminuto, mostra um tutorial para a utilizar de um torrent que só disponibiliza vídeos com a autorização do autor। Mais detalhes no site।
+ Para os que curtem um filmezinho antigo já existem sites que disponibilizem filmes raros em consonância legal. A dica é do site do Invovajor, mas o link do blog para o Webinsider com a reportagem de Paulo Rebêlo também vale ser lida. Dicas de onde baixar estes arquivos, é claro.
+ O site governamental domínio público possui também algum material de qualidade. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário: